|
26. A TREZENA DE SANTO ANTÔNIO
Em 2011, o Convento vai completar a 330ª edição da Trezena. A contagem começa com a primeira trezena anotada em crônica.
A trezena começa no dia 31 de maio e vai até 12 de junho. Dia 13 é a festa do Santo. Normalmente, a festa dos santos padroeiros se celebram com novenas (nove dias). Santo Antônio é o único a ser celebrado com 13. Talvez por ter morrido no dia 13 de junho.
Durante a trezena, o Convento recebe ao menos cem mil pessoas . A trezena consta de duas partes: a litúrgicas, com duas Missas solenes diárias, pregação sobre tema determinado, entrada solene da imagem, bênção do Santo; uma segunda parte consta de barraquinhas com comes e bebes e lembranças para comprar.
Mas não é só na trezena da festa que o povo sobe numeroso ao Convento. Toda terça-feira a igreja de Santo Antônio recebe uma média de dois mil devotos, que vem participar de uma das nove Missas ou receber a Bênção de Santo Antônio.
O Santo é celebrado na terça-feira, porque seu sepultamento se deu numa terça-feira. |